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29-AGO-2025

Formação para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Salas de Recursos Multifuncionais

Ação fez parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2025

Por Lindomar Rodrigues 29/08/2025 #educação

Evento contou com a participação de mais de 50 professores do AEE e diretores pedagógicos da rede municipal de educação

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2025 foi celebrada com uma formação para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) em Acopiara.

O evento, apoiado pela Prefeitura Municipal, discutiu estratégias pedagógicas para desenvolver práticas eficazes para alunos com necessidades especiais. A formação teve como tema "Estratégias Pedagógicas para o Atendimento Educacional Especializado: Desenvolvendo Práticas Eficazes para Alunos com Necessidades Especiais" e subtema "Deficiência não define, oportunidade transforma".

Objetivos da Formação

- Alinhar a prática do AEE às diretrizes legais

- Qualificar a elaboração e execução do Plano Educacional Individualizado (PEI)

- Fortalecer o papel do professor de AEE como articulador

A formação contou com a participação de mais de 50 professores do AEE e diretores pedagógicos da rede municipal de educação. A equipe técnica da Gerência da Educação Especial e Inclusiva apresentou temas como garantia de direitos do AEE, base legal e práxis do professor do AEE, Plano Educacional Individualizado (PEI), intervenções e integrações, desenvolvimento de habilidades, recursos e estratégias para uma verdadeira inclusão social.

Importância da Inclusão

- A deficiência não define o potencial de ninguém

- A ausência de oportunidades, respeito e inclusão é o que realmente limita

- A prática educacional deve ser guiada pela empatia, compromisso com a equidade e crença no desenvolvimento de todos

De acordo com a professora Claudete Pinho, gerente da Educação Especial Inclusiva, a formação foi uma oportunidade importante para discutir estratégias pedagógicas e fortalecer o papel do professor de AEE na promoção da inclusão e desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais.

 

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