Palestras riquíssimas com convidados especiais, debates importantes, exposição de conhecimentos, momentos de reflexão e de conscientização marcaram o Seminário com a temática " Prevenindo e Enfrentando a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes", em prol da Campanha Maio Laranja (Faça Bonito).
O evento aconteceu no Cineteatro, na Pracinha da Cultura (Nova Acopiara) na última quarta-feira (17).
A ação foi uma realização do Governo Municipal de Acopiara, através da intersetorialidade, por meio do CREAS, em parceria com o CRAS dos município, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Polícia Civil, Procuradoria, OAB, Selo Unicef, NUCA, PETECA e as Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social- STDS, Educação e Saúde.
Durante o evento, foram ministradas palestras sobre a temática, sobre a importância da escuta especializada, da parceria entre os profissionais que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, em busca de acabar com os abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Acopiara. As mesmas foram ministradas pelo Juiz da 2ª Vara Cívil da Comarca de Acopiara, o Dr. Paulo Lacerda de Oliveira Júnior, pelo delegado da Polícia Civil do município, André Nicodemos, e pelo Psicólogo e coordenador do CREAS, Paulo Henrique Gurgel Silva.
Estiveram presentes no evento, a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social e primeira-dama, Rosa Almeida, representando o prefeito Antônio Almeida Neto, Secretário da Cultura, Esporte e Juventude, Danilo Bastos, o superintendente da STtrans, Dr. Pedro Ítalo, a advogada, Dra. Mara Susy, o Dr. Rangel, representando a Procuradoria, os palestrantes, a articuladora do Selo Unicef, Aldanila Holanda, a assistente social da Educação, Patrícia Martins, representando a secretária da pasta, Maria Helena, a assistente social da saúde, Zilderlandia Lima, representando a secretária da Saúde Rivania, a psicóloga do CREAS, Andréia Soares, Orlando Alencar, articulador do NUCA, a presidente do Conselho dos Direitos da Criança e dos Adolescentes e assistente social, Angelina Aragão, técnicos, educadores, coordenadores dos equipamentos, orientadores sociais, psicólogos e assistentes sociais.