Campanha do IPTU 2018 é lançada com foco na reversão dos recursos para equipar o laboratório de exames

A Prefeitura de Acopiara através da secretaria de Administração e Finanças fez o lançamento na segunda, 18 de junho, da Campanha 2018 do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial Territorial e Urbano), que este ano tem como finalidade obter recursos para serem revertidos na aquisição de equipamentos para o Laboratório Municipal de Exames.

A solenidade de lançamento foi realizada no Plenário da Câmara Municipal com presenças de populares, vereadores, do prefeito Antônio Almeida, da vice-prefeita Ana Patrícia, do presidente da Câmara, Cicero Teixeira e da equipe de secretários municipais.

Durante o lançamento o secretário de Administração e Finanças apresentou uma prestação de contas da arrecadação do IPTU 2017, onde a arrecadação final foi revertida na compra de equipamentos para as salas de partos humanizados que serão instaladas no Centro de Obstetrícia do agora Hospital Regional de Acopiara.

De acordo com o secretário, no ano passado foram arrecadados apenas cerca de 25% do valores estimados, totalizando R$ 242.050,82. Com o montante a Prefeitura já realizou licitação e comprou todos os equipamentos necessários para as salas de parto, deste modo, mostrando transparência, lisura e compromisso com o dinheiro dos contribuintes.

A secretária de Saúde Tavares, ressaltou a importância do pagamento do IPTU por parte dos proprietários e das campanhas que tem por foco a oferta de cuidados para a saúde dos acopiarenses. Durante a sua explanação, a secretária também apresentou um plano de aplicação dos recursos da Campanha IPTU 2018 voltada para equipar o laboratório de exames do município.

O Assessor Jurídico do Setor de Tributos, Douglas Teixeira, também mostrou um balanço das ações do IPTU 2018, enfatizando que o município tem ainda que gradativamente, conseguido otimizar a arrecadação e reduzir os valores para a Campanha junto aos contribuintes, passando de R$ 40 mil para cerca de R$ 10 mil em despesas.

O Prefeito Antônio Almeida lembrou que o IPTU é uma dos principais fontes de arrecadação do município que é utilizada diretamente para o benefício dos cidadãos.

“Sei que o nosso povo vive um momento difícil, de crise financeira, porém, sem o pagamento dos impostos a administração municipal tem comprometida o desempenho do exercício da sua finalidade social e fiscal. Os impostos só podem ser bem aplicados primeiramente se forem bem arrecadados. E como visto por todos aqui, a gestão tem demonstrado muita transparência e aplicado este dinheiro conforme o prometido, revertendo estes recursos em áreas primordiais, como a melhoria de cuidados e da saúde de nosso povo e, portanto é fundamental participação de nossa população em prol deste objetivos”, concluiu o prefeito.

De acordo com o Setor de Tributos, os carnês do IPTU já estão sendo entregues nas residências e os proprietários que optarem pelo pagamento de parcela única terão descontos de 10% sobre o valor. Aqueles que estão com débitos atrasados poderão fazer a renegociação no setor que fica localizado na secretaria de Administração e Finanças.