Inaugurado o Campus Acopiara do Instituto Federal do Ceará

O sonho da instalação do Campus do Instituto Federal do Ceará em Acopiara foi finalmente concretizado com a inauguração da sua sede definitiva ocorrido na última sexta-feira, dia 27 de abril. O novo e moderno equipamento conta com biblioteca, auditório, laboratórios, blocos didático e administrativo com capacidade para atender 1.200 alunos. Presentes ao evento, o prefeito Antônio Almeida Neto, a vice-prefeita Dra. Ana Patrícia, o reitor do IFCE Virgílio Araripe, o presidente do senado Eunício Oliveira, prefeitos de diversos municípios, o deputado estadual Danniel Oliveira, o Deputado Federal Odorico Monteiro e ainda várias outras autoridades municipais, da região Centro-Sul e do Estado do Ceará.
Milhares de acopiarenses também compareceram ao evento e demonstraram imensa alegria com a chegada do equipamento.

A construção do IFCE em Acopiara foi autorizado em 2011 pela então Presidente da República Dilma Roussef, em atendimento ao Dep. Federal José Guimarães, que fez o requerimento a pedido do  prefeito Antônio Almeida Neto.
Em seu discurso, o prefeito de Acopiara, Antônio Almeida, falou sobre a importância do equipamento e agradeceu.
“O sentimento é enorme, de muita alegria, ver chegar ao município um equipamento educacional de tanta importância como a gente sabe que o IFCE representa para Acopiara e região. Enquanto instituição, o IFCE irá contribuir com o desenvolvimento educacional, social e econômico. Estamos todos nós muito felizes e agradecidos. Ao Eunício Oliveira, presidente do Senado, um agradecimento especial, tem sido imprescindível a contribuição que vossa excelência tem nos dado. Agradecer também ao Magnífico Reitor, Dr. Virgílio Araripe que não mediu esforços para nos ajudar com os tramites necessários que agilizaram a conclusão das obras”.
Na solenidade de inauguração, a diretora-geral do novo campus, Eliane Holanda, em seu discurso agradeceu a todos que contribuíram de forma direta ou indireta para que o sonho do IFCE se tornasse uma realidade.
O Presidente do Senado, Eunício Oliveira, também discursou sobre a implantação do instituto federal. “O sentimento é de dever cumprido, com o prefeito Antônio Almeida e com a população de Acopiara e de outros municípios que se beneficiarão com esse equipamento fantástico para a educação e formação de jovens”.
Na sede provisória, cedida pela Prefeitura Municipal, vários cursos já estavam em andamento: cursos técnicos, de extensão e até uma pós-graduação em Ensino de Matemática. A partir de agora os alunos irão aproveitar as novas instalações, em uma área construída com 4.500 metros quadrados.