Acopiara realiza encontro com os grupos de NUCA do município

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef em Acopiara realizou na quarta, 11 de abril um importante evento como pauta de trabalho visando a conquista da certificação do Selo Unicef na edição 2017/2020.

Sediado no auditório do centro Administrativo (antigo CETEC), o primeiro encontro dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas) do município reuniu cerca de 80 adolescentes da sede, Umari, Santo Antonio, Isidoro, São Paulinho, Trussu e Solidão, além de autoridades e representantes da sociedade civil organizada.

O Objetivo do encontro foi promover a integração dos grupos de NUCA recentemente formados no município. A implantação dos grupos visa incentivar a discussão sobre temas relacionados às crianças e adolescentes, com o objetivo de apoiá-los no desenvolvimento de suas competências e de contribuir para fortalecer sua capacidade de incidir nas políticas públicas.

Na abertura a primeira-dama do município e articuladora municipal do Selo Unicef, Rosa Almeida reforçou a importância da participação dos adolescentes na efetivação de políticas públicas voltadas a melhoria da qualidade de vida de toda população jovem acopiarense.

“São vocês que devem avaliar, cobrar, sugerir, buscar as melhorias para a nossa cidade, vocês representam o futuro e a construção deste futuro está nas mãos de vocês junto com o poder público. Então vamos à luta, vamos agarrar esta oportunidade com unhas e dentes e fazer a diferença no nosso município”, comentou a articuladora.
Também presentes ao encontro o articulador do Nunca Felipe Ramos, o assessor especial para assuntos do Selo Unicef, Armando de Paula, o Presidente do Conselho Municipal da criança e do Adolescente –COMDICA, Tiago Fernandes e ainda as facilitadoras e orientadoras dos três grupos de Nucas.

Com incentivo das facilitadoras os grupos trouxeram ao encontro belas e lúdicas apresentações culturais com a temática da garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Ainda durante as apresentações os adolescentes do NUCA sede mostraram como utilizar a ferramenta do programa gratuito do Unicef e operadoras de telefonia U-Report que permite a participação de adolescentes e jovens em consultas sobre temas de seus interesses, por meio de enquetes, via SMS e rede sociais. A ferramenta gera dados estatísticos que são levados para autoridades, mostrando a voz dos jovens sobre assuntos como bullying, qualidade da educação, HIV, racismo etc.

Acessibilidade