Projeto Reuso das Águas é inaugurado em Acopiara

Na última sexta-feira, 23 de março, a Prefeitura de Acopiara, através da secretaria de Agricultura, em parceria com o CONDECOM, Instituto Elo Amigo de Iguatu, o Governo do Estado do Ceará e Associações Comunitárias inaugurou nas Areias do Divino, no município, 10 projetos de Reuso de Água, um projeto inovador e que se adapta muito bem na questão do semiárido, devido às poucas chuvas que caem por conta da seca.

De acordo com o presidente da CONDECOM, Luís Lucas, é um Projeto de inclusão social e ao mesmo tempo de preservação da natureza. Ainda segundo ele, o Reuso de Água Cinza é um projeto pioneiro graças ao trabalho das parcerias firmadas. Falou também que foram beneficiadas inicialmente as comunidades Areia do Divino, Catolé e Vaca. “Essas comunidades foram beneficiadas porque possuem a “Primeira Água” que é cisterna normal e a “Segunda Água” que é a cisterna de Calçadão.

Na ocasião, todo o funcionamento do projeto foi explicado e orientado pelo Claudenei, da equipe técnica do Instituto Elo Amigo. O mesmo explicou que a água usada no banheiro, na pia de lavar, e utilizada em outras coisas passa para uma caixa de gordura, em seguida vai pro outro setor onde a água é filtrada com várias camadas de areia, concreto, raspa de madeira, etc, para purificar a água e serem utilizadas em produtos alimentares, como por exemplo, em plantas que produzem hortaliças ou frutas. Daí ela empurrada através de motor que vai pra uma caixa de 500 litros, e em seguida, desce através da gravidade que empurra a mesma para aguar as plantas. De acordo com o mesmo, existem outras maneiras para realizar o projeto e melhorar a renda dos agricultores acopiarenses. Além disso, como parte da programação do dia, aconteceu o plantio de mudas, que foram levadas pela equipe da secretaria do Meio Ambiente.

Estiveram presentes no evento além do presidente do CONDECOM Luís Lucas, o secretário do Meio Ambiente Chagas Neto e sua equipe, o secretário de Agricultura Ademilton Almeida, o gerente do BNB de Acopiara Vítor, o coordenador geral do Instituto Elo Amigo Marcos Jacinto e Claudenei da equipe técnica, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Gildeon, agricultores das comunidades beneficiadas, entre outros.

Assessoria de Comunicação- PMA

Acessibilidade