Mobilização do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes- NUCA de Acopiara realiza encontro de apresentação e implantação no Núcleo em Umari

A equipe de mobilização para formação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Acopiara realizou junto a adolescentes de Umari, Santo Antonio, Oiticica do Umari e Isidoro, uma reunião para implantação do primeiro grupo do NUCA descentralizado da sede do município.

O NUCA é um espaço de discussão, de realização de oficinas e de aprendizagem onde os adolescentes podem participar e fomentar o debate acerca de temas atuais de seu interesse na comunidade.

A criação do NUCA em Umari é uma iniciativa da Comissão Intersetorial Pró-Selo Unicef com o apoio da Prefeitura de Acopiara, que aderiu ao Selo Unicef e tem desenvolvido ações voltadas paras as crianças e os adolescentes. Acopiara está concorrendo a tetra certificação na edição 2017-2020.

O objetivo do Núcleo é  de oportunizar aos adolescentes um espaço onde possam refletir e discutir sobre a diversidade e as desigualdades do município, em termos de gênero, raça, etnia, deficiências, vida urbana e rural.

Para a articuladora do Selo Unicef em Acopiara, a primeira-dama e Presidente da APDM.Ce, Rosa Almeida, esta é mais uma importante ação voltada às criança e adolescentes do município.

“Nós que conhecemos bem a realidade de Acopiara sabemos da importância de efetivar políticas voltadas para a juventude. Fico muito feliz em ter essa oportunidade de estar à frente desse admirável trabalho”, destaca Rosa Almeida.

Segundo Felipe Ramos, Mobilizador do Nuca,  a participação de jovens de diferentes regiões do município no NUCA estimula a mobilização e o empenho dos adolescentes para a transformação de suas realidades, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades e para a superação das desigualdades e violações que afetam as suas vidas.

Podem participar do NUCA crianças e adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que mostrem engajamento nos projetos individuais e coletivos que buscam a realização dos seus direitos para a melhoria das condições de vida na sua comunidade.

 

 

Acessibilidade