Unidades Básicas de Saúde de Acopiara promovem ações de conscientização na Semana Mundial de Combate à Tuberculose

As Unidades Básicas de Saúde de Vila Aroeiras, de Vila Esperança e Trussu realizaram ações de mobilização e alerta sobre os riscos da Tuberculose junto aos usuários de cada unidade. Esta iniciativa foi realizada em alusão a semana mundial de combate à tuberculose celebrada de 20 a 24 de março.

De acordo com a enfermeira Gleisoneyde Albuquerque, da UBS de Vila Aroeiras, foram repassadas durante uma roda de conversa, orientações aos usuários sobre a doença, diagnóstico, tratamento e prevenção e principalmente sobre como identificar casos sintomáticos e assintomáticos que por muitas vezes passam despercebidos por pessoas acometidas pela tuberculose.

Também em alusão a Semana de Combate à Tuberculose, as equipe de saúde da UBS de Vila Esperança e de Trussu promoveram encontros com grupos de pacientes de risco formado por idosos, hipertensos e diabéticos objetivando também alertá-los sobre os riscos da tuberculose para a saúde e as formas de prevenção precoce e tratamento da doença.  Na UBS de Vila Esperança, facilitaram o debate os enfermeiros Daynny Almeida, Ramon Wilker e o médico Luiz Eduardo.

De acordo com a secretária de saúde Luciane Tavares, a meta destes debates é aumentar a detecção de casos, elevar o percentual de cura e reduzir o abandono do tratamento.

Caso não seja tratada com antecedência, a tuberculose pode ser letal. Por isso, é importante que a doença seja logo diagnosticada, para que o tratamento inicie.

Fique atento aos sintomas e procure uma Unidade de Saúde mais próximo a sua casa em caso de tosse prolongada, com mais de três semanas de duração, tosse seca ou produtica, tosse com sangue, febre, calafrios; suores noturnos; perda de apetite, perda de peso e cansaço.

Acessibilidade