Abertura da Festa Anual das Árvores é realizada pela Prefeitura de Acopiara

Abertura da Festa Anual das Árvores tem início em Acopiara

Na manhã desta terça-feira, 20 de março, aconteceu no auditório do Centro Administrativo de Acopiara, a abertura da Festa Anual das Árvores realizada numa parceria Prefeitura de Acopiara e secretaria do Meio Ambiente do Ceará que neste ano apresenta o tema “Adote uma Árvore”. Prestigiando o evento estiveram presentes a equipe de secretários municipais, alunos das escolas públicas, a diretora do IFCE Campus Acopiara, Eliane Holanda Coelho, entre outros participantes.

A diretora do campus do IFCE Acopiara, professora Eliane Coelho ressaltou que o Instituto jamais poderia ficar de fora de atividades que reforçam a proteção ao meio ambiente.

“É preciso cada vez mais conscientizar os jovens sobre os cuidados que todos devemos ter para com o Meio Ambiente. O nosso semiárido é o mais populoso e infelizmente é o mais descuidado, e em algumas regiões a degradação ambiental vem transformando áreas em deserto, e sem dúvida isto é um problemática grave que ameaça o futuro das próximas gerações, portanto, precisamos nos unir em ações que de fato possam combater esta ameaça. Não tenho dúvida que as próximas gerações serão mais conscientes que a atual e agirão de forma a proteger todos os recursos naturais”, comentou Eliane Coelho.

Ainda durante a abertura o secretário do Meio Ambiente de Acopiara, Chagas Neto juntamente com o secretário da Educação, Robinho Almeida, fizeram o lançamento do Programa Um Aluno, Uma Árvore que visa plantar cerca de 1.000 mudas frutíferas nas escolas municipais.

Chagas Neto ainda lembrou todas as ações desenvolvidas pela SEMA de Acopiara desde janeiro de 2017, como a revitalização do viveiro de mudas, o projeto Eco Ponto de coleta de pneus inservíveis e atividades de paisagismo que estão sendo realizadas nas praças e órgãos públicos e por fim falou do trabalho realizado pelo município para a obtenção do Selo Município Verde concedido pelo Governo do Estado para as prefeituras  que atenderem aos critérios pré-estabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, incentivando o fortalecimento das gestões ambientais.

O Chefe de Gabinete, Gleirton Dias, representou o prefeito Antônio Almeida Neto e em fala falou do compromisso de toda gestão com o Meio Ambiente.

“Este é um momento muito importante e simbólico. A presença de todos os secretários municipais é uma mostra do comprometimento da gestão com o trabalho para diminuir os impactos causados pela degradação ambiental que já detectamos em nosso município. Não podemos esquecer que o futuro começa hoje e através dos cuidados que demonstramos hoje é que será possível ter uma cidade e um mundo melhor”, concluiu Gleirton.

A Festa Anual das Árvores terá até o dia 23 de março uma ampla programação voltada ao plantio de mudas e a recuperação de áreas degradadas. Na quarta, acontece incialmente uma palestra também no auditório do Centro Administrativo voltada a estudantes, professores e ao público da Terceira idade.

Acessibilidade