Prefeitura de Acopiara institui o dia Municipal da Gentileza e promove atividades para celebrar a data.

O Prefeito Antônio Almeida sancionou o projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal de autoria do vereador Ricardo Costa que institui o dia 13 de novembro como o Dia Municipal da Gentileza.

Celebrado mundialmente, o dia da Gentileza visa estimular a natureza colaborativa das pessoas e também promover atitudes e gestos que permitam a convivência harmoniosa, pacífica e gentil entre os povos, as nações entre as comunidades.

Em Acopiara o Dia Municipal da Gentileza foi celebrado pela Prefeitura por meio de ações encabeçadas pela secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria com o Projeto Amigos da leitura e que contou com o apoio de todas as outras secretarias municipais e da primeira-dama e presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará – APDM.Ce, Rosa Almeida.

Dentre as atividades comemorativas realizadas na semana da Gentileza foram: o Correio da Gentileza (cartas escritas à mão e entregues pelas crianças participantes do Amigos da Leitura), o Programa de Rádio “Fala Gentileza e ainda o Abraço da Gentileza realizado no Hospital Municipal.

O Abraço da Gentileza promovido na terça-feira, 14, contou com a participação de estudantes das escolas municipais, dos alunos do projeto Amigos da Leitura, de professores, coordenadores escolares, secretários, dos vereadores Ricardo Costa e Mundoca, da primeira-dama, de coordenadores de projetos sociais, e também dos funcionários do Hospital que ao som da música “Trem Bala” deram as mãos num gesto simbólico de abraço, afago, carinho e respeito aos pacientes e servidores daquela instituição. Antes também foram realizadas visitas aos leitos onde foram distribuídos cartões e abraços físicos aos pacientes.

O senhor João Pascoal, de 77 anos, estava internado no Hospital e se disse muito feliz pela visita e pelo carinho recebido: “Vocês vieram trazer mais coragem para gente, muito obrigado”, comentou.

Segundo a secretária Fábia Almeida, as ações da semana da Gentileza seguem nesta quinta e sexta-feira na sede de alguns distritos do município.

Dentre alguns princípios estimulados e trabalhados na semana da Gentileza estão: a solidariedade, a paciência, o estímulo a ouvir, o perdão, a generosidade, o respeito, a justiça, o companheirismo e a atitude de se colocar no lugar do outro em situações diversas.

Assessoria de Comunicação: #DiaMunicipaldaGentileza #abraçodagentileza #atitudesgentis #generosidade #amigosdaleitura #STDS #PMA