Aula Inaugural marca o início do funcionamento do IFCE em Acopiara.

O dia 1º de novembro de 2017 ficará marcado na história de todos os acopiarenses como a data de início das atividades do 32º Campus do IFCE, após a realização da aula inaugural promovida nas dependências da sede provisória situada no Centro Administrativo.

Presentes à solenidade, o Reitor do Instituto Federal do Ceará, Prof. Virgilio Araripe, o prefeito de Acopiara, Antônio Almeida, a Pró-Reitora de Extensão, Zandra Dumaresq, a diretora do Campus Acopiara, Maria Eliane Holanda Coelho, professores e técnicos do Campus Acopiara, o Diretor do Campus Iguatu, Djalma Honório, o secretário de Educação de Acopiara, Robinho Almeida, demais secretários municipais, o vereador Ricardo Costa, diretores, coordenadores e assessores dos Campi de Iguatu, Baturité e Cedro, a primeira-dama e Presidente da APDMCE- Rosa Almeida, além de alunos e representantes da sociedade civil.

O Campus Acopiara já está em pleno funcionamento com cursos de extensão e já atende cerca de 160 alunos matriculados nos cursos preparatórios para o ENEM, Inglês, Informática Básica e Informática para Adultos. A partir de 2018 o IFCE Acopiara dará início aos cursos tecnológicos, sendo a primeira oferta em ‘Técnico de Informática’, e também promoverá a sua primeira pós-graduação para os interessados na Especialização ‘Ensino de Ciência e Matemática’, ambos no primeiro semestre. Já a partir do segundo semestre será ofertado o curso superior em Biologia.

O Prefeito Antônio Almeida destacou à sua grande alegria em poder ver um projeto iniciado por ele em sua outra gestão se materializando e transformando a realidade do município.

“Talvez eu seja a pessoa mais feliz, mais contente aqui. Uma instituição de ensino do porte do IFCE instalado em nosso município vai promover transformações profundas nunca antes pensadas, e muito me honra em ser parte desta história, desta luta. É imensurável e inconteste o valor do Campus Acopiara cujo pontapé inicial foi dado quando estive anteriormente à frente da gestão de Acopiara e agora tenho a oportunidade de concluí-lo e implantá-lo com o apoio grandioso do presidente do senado, Eunício Oliveira que liberou junto ao Ministério da Educação cerca de 4 milhões para a conclusão da sua sede própria. Agradeço imensamente também ao Magnífico Reitor Virgílio Araripe, um homem que tem toda minha admiração e que nos abriu às portas do IFCE, firmou parceria, mostrou todo o seu empenho que permitiu tornar real este grande sonho”, comentou o prefeito.

Em fala, o Reitor do IFCE, Prof. Virgílio Araripe, foi enfático em mencionar também à sua admiração e agradecimento ao prefeito Antônio Almeida por toda disponibilidade, atitude diante às dificuldades da Reitoria em terminar a obra, gestos que classificou como ‘fundamental, de valor e de grandeza únicos’.

“Prefeito, desde o primeiro momento que o senhor nos procurou lá em Fortaleza, logo no começo deste ano, na sede da Reitoria do IFCE, tive a grata satisfação de enxergar um grande homem público com valores sólidos e com uma preocupação ímpar em trabalhar para o seu município. Verdadeiramente o senhor junto com a sua esposa e a sua família me impressionou. Qualquer gestor que tem a preocupação em basear a sua carreira investindo em educação seguramente está escrevendo um currículo grandioso e deixará como legado a transformação de muitas gerações. Parabenizo-lhe e lhe sou imensamente grato por todo esforço, empenho e compromisso verdadeiro que permitiu que pudéssemos concluir e implantar o Campus Acopiara. Sem essa ajuda, certamente não teríamos conseguido trazer par Acopiara o ensino de excelência, de qualidade e gratuito característico da nossa instituição. Portanto, tenho a imensa satisfação em afirmar que graças ao seu comprometimento e credibilidade, não nos falta mais nenhum centavo para concluir a nossa sede”, afirmou o Prof. Virgílio.

Após os pronunciamentos foi realizado descerramento da placa que marca o início das atividades do IFCE em Acopiara.

A sede própria do Campus Acopiara deverá ser concluída já no início de 2018 e integrará à rede do Instituto Federal em todo Brasil. Suas dependências conta com 10 salas de aulas, 10 laboratórios, 01 bloco administrativo, cantina, área de convivência, banheiros e toda uma moderna estrutura baseada no padrão dos demais Campi da Instituição.

Assessoria de Comunicação: #aulainauguralIFCE #campusAcopiara #iníciodasatividadesdoIFCEemAcopiara #datahistórica #desonhoàrealidadeIFCEAcopiara #PMA