Prefeito Antônio Almeida faz diversos esclarecimentos à população durante entrevista concedida em cadeia de rádio no último sábado.

O Prefeito Antônio Almeida participou no sábado, 14 de outubro, de uma entrevista transmitida pelas Rádios Carinhosa Am, Rádio Vale do Quincoê e Rádio Lajes FM e também por diversos blogs e outras redes sociais, onde fez diversos esclarecimentos à população, informando sobre ações executadas nos 10 meses que está à frente da administração do município.

A princípio, o gestor falou das dificuldades encontradas devido à recusa por parte da gestão anterior, para realizar o processo de transição e também pelas dívidas acumuladas que a gestão atual herdou, que além de prejuízos, gerou atraso na execução de muitos outros serviços.
O Prefeito destacou o empenho do município em estabilizar as contas da Prefeitura que também cumpriu rigorosamente com o pagamento da folha do mês de novembro e dezembro dos servidores de diversos setores públicos.

Na seqüência o prefeito falou dos investimentos da Prefeitura na economia local, que alocou cerca de 70% dos recursos municipais no comércio acopiarense, desta forma incentivando o crescimento e a geração de renda para a população acopiarense.

Também foi destaque da entrevista, a regularização do CAUC junto aos Ministérios que permitiu o destravamento de recursos e a retomada de mais de 40 obras inacabadas, muitas delas paralisadas desde a sua última gestão, encerrada em dezembro de 2012.

Dentre as obras retomadas, o prefeito destacou a pavimentação da Nova Acopiara, a Praça do PEC e a Creche de Ensino Infantil, todas no citado bairro.

Outro importante equipamento retomado e já concluído é o PSF tipo II no Bairro Moreiras, que muito em breve será inaugurado. Também em fase de conclusão estão à Academia da Saúde, situada ao lado do Pólo de Lazer da Barragem e a Cozinha Comunitária no Bairro Vila Esperança., entre outras obras.

O gestor também lamentou o prejuízo de cerca de R$ 30 milhões sofrido pelo município com a perda de importantes obras como a revitalização da área da Estação Ferroviária, de 150 casas através do Programa Minha Casa Minha Vida e pela devolução de cerca de R$ 8 milhões de reais por parte da gestão anterior que estava destinada à conclusão da adutora do Trussu.

“Infelizmente hoje à população sofre as conseqüências do colapso do abastecimento de água causado pelo mau planejamento e por práticas políticas ultrapassadas. Estou lutando para retomar esta obra que sem dúvida nenhuma é uma necessidade urgente do nosso povo”.

Sobre novos investimentos o prefeito falou da construção de um novo matadouro, da construção de uma praça na área que funcionava o antigo matadouro na Vila Esperança, da pavimentação dos Mutirões 6, 7, 8 também na Vila Esperança, a reforma do Estádio Municipal que já está em fase de licitação, pavimentação de diversas outras vias, inclusive das entradas dos distritos de Isidoro, Santo Antonio, Umari e São Paulinho, construção de um Centro de Ensino Infantil na Vila Aroeira, entre outras importantes obras.

Durante a entrevista o prefeito parabenizou a todos os professores do município pela passagem do dia 15 de outubro, data comemorativa em que os educadores são homenageados, falando também sobre os avanços na Educação do município como a implantação do transporte fechado em substituição aos carros PAUS-DE-ARARAS, o aumento concedido aos professores acima do piso nacional, a melhoria da merenda escolar através dos produtos do PAA, a implantação do PAEM, entre outras iniciativas.

Outra importante explanação feita pelo gestor foi em relação ao pagamento dos precatórios do FUNDEF aos professores da rede municipal. O gestor assegurou que não está medindo esforços para conseguir o desbloqueio destes recursos junto aos Tribunais de Contas e também junto a Justiça Federal, e por fim, garantiu que logo que o dinheiro for liberado por estes entes, fará o pagamento integral da parte que cabe a cada professor beneficiado.

Perguntado sobre o planejamento da Prefeitura para o enfrentamento da questão hídrica do município, o gestor afirmou categoricamente que hoje a única saída viável é a perfuração de poços profundos, já que os açudes estão secos e que a perfuração destes poços poderá ocorrer em breve, se o projeto de Lei para compra de uma perfuratriz e de outras máquinas, recentemente enviado à Câmara de Vereadores, for aprovado o quanto antes. Na ocasião Antônio Almeida agradeceu o apoio recebido pelos vereadores, que sempre têm demonstrado boa vontade e responsabilidade, votando os projetos de Lei de interesse de toda comunidade acopiarense.

Encerrando a entrevista o prefeito falou ainda sobre a adesão ao selo Unicef, ao Programa Prefeito Amigo da Criança e também sobre premiação que receberá no final do mês, como um dos 35 melhores prefeitos do Estado, concedido pela PPE Eventos. A seleção dos melhores prefeitos foi feita através da Internet, a qual registrou mais de 70 mil votantes, e por uma comissão julgadora de alto nível. Também participaram do processo de escolha, através do voto secreto, diversos profissionais na área de comunicação – radialistas e jornalistas.

Os prefeitos escolhidos foram avaliados através dos critérios de probidade administrativa, projetos viabilizados, indicadores sociais, obras realizadas, prestação de contas apresentadas, convênios de cooperação técnica, divulgação, tratamento ao funcionalismo, cumprimento de promessas, capacidade de captação de recursos, reconhecimento popular, entre outros.

Assessoria de Comunicação: #entrevistaprefeito #prestaçãodecontas10meses #AntônioAlmeidafalaemcadeiaderádio #equipePMA;