Prefeitura de Acopiara reativa e lança o Programa “Prefeito Amigo da Criança”

A Prefeitura de Acopiara lançou na tarde da última terça-feira, 10 de outubro, no Centro Administrativo (CETEC), o Programa “Prefeito Amigo da Criança” edição 2017-2020. O evento foi realizado pela secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) em parceria com os CRAS e CREAS. O objetivo maior do Programa é trabalhar com crianças e adolescentes, fortalecendo as políticas públicas e os vínculos familiares.

Na ocasião, a secretária de Saúde Luciane Tavares falou que intersetorialmente o Programa tem tudo haver também com a área da saúde, porque a secretaria trabalha com a criança desde o momento da sua concepção, pois dá todo o acompanhamento durante o pré-natal até o nascimento da criança. “A gente acompanha todo o desenvolvimento da criança, desde o início da fase escolar, a pré-adolescência e adolescência, até atingirem a fase adulta.” Disse a secretária.

Em seu discurso a secretária da STDS Fábia Almeida falou dos dois grandes Programas da atual Gestão do Prefeito Antônio Almeida Neto, que engloba as crianças, que são o Criança Feliz, que já foi lançado recentemente e o Programa Prefeito Amigo da Criança, ambos são parecidos, mas com algumas diferenças, segundo ela um complementa o outro. Além disso, disse também que é muito importante a intersetorialidade entre as secretarias, pois engloba visitas da equipe técnica da saúde, e de outros profissionais de diversas áreas.

A articuladora do Programa Andrea Soares falou que o Programa existente na época da outra Gestão de Antônio Almeida havia sido desativado pela administração passada, mas que quando o mesmo retornou à Prefeitura, ele ativou novamente o Programa para dar continuidade aos trabalhos com as crianças de 0 a 6 anos, para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes do município. Ainda de acordo com Andrea, o Programa vai trabalhar com dois eixos, o da Gestão, que é onde a Administração já está realizando várias ações e o outro eixo é o fortalecimento das políticas públicas (Políticas Sociais). Em seguida, teve uma apresentação de um vídeo mostrando o vínculo das crianças e adolescentes com os pais.

Participaram do evento a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social Fábia Almeida, a secretária de Saúde Luciane Tavares, a articuladora do Programa Andrea Soares, supervisora do Programa Naysla Viana, coordenadora do Programa Daniela Freitas, assistentes sociais, psicólogos, equipe técnica da STD e dos Programas Criança Feliz e Prefeito Amigo da Criança.

Assessoria de Comunicação- PMA